Juliana | Cão Com Manteiga

Consultores

Juliana Nishihashi

Eu sou a Juliana, tutora do Moti e da Glinis, dois vira-latas, e consultora de comportamento canino!

Há quase 10 anos iniciei no mundo do comportamento canino, quando me tornei adestradora de uma empresa em São Paulo. Mas meu amor por cães vem tempos atrás.

Desde pequena gostava de cães, mas nunca tive um peludo em casa. Sempre gostei de observá-los, mas sempre à distância. Mesmo sem muita intimidade com os animais, às vezes falava que seria veterinária, ou “alguém que trabalha com animais do mar”.

Com 10 anos comecei a conviver mais com cães, pois no sítio apareciam alguns pedindo comida que ficavam por lá. Mas naquela época, era só carinho e brincadeiras (e admito, muitos erros na convivência com os cachorrinhos do sítio...). Curtia a presença desses cães, mas em casa ainda não tínhamos um. Quando eu tinha 14 anos, meu pai comprou um cão para fazer guarda do sítio. Por questões de saúde, o cão precisou ficar em casa, a família se apegou, o cachorro cresceu, e todos perderam a coragem de levar embora! E foi assim que ganhamos a Ava, um pastor alemão que foi a inspiração e motivação para eu trabalhar com cães!

Não tínhamos noção de comportamento e educação canina, em 2000 esse não era um assunto difundido. Por isso, tivemos muitos problemas de comportamento com a Ava... E quando ela tinha quase 10 anos, com a informação mais acessível pela internet, decidimos buscar ajuda profissional. Mas pensei “por que eu mesma não tento educar essa cachorra?”. Juntei o amor pelos cães, a necessidade de melhorar a vida da Ava e um desejo antigo de trabalhar com animais, e parti para o adestramento.

Como era comum na época, comecei a trabalhar com metodologia que combinava técnicas positivas e punitivas. Mas pela prática como adestradora e minhas inclinações pessoais, percebi que queria me aprofundar no treinamento sem aversivos. O desejo de infância de ser veterinária se transformou em outro desejo relacionado a animais – estudar mais sobre comportamento canino, buscando fontes confiáveis e científicas.

Nesses 10 anos tenho buscado estudar, ler, fazer cursos e me atualizar constantemente. Mas o mais importante para mim é como utilizar o conhecimento em prol das famílias e seus cães. Pois o estudo precisa se refletir em ações práticas, que possam ser realizadas no dia a dia, de acordo com as particularidades de cada núcleo familiar. E foi por isso que em 2018 criamos a Cão Com Manteiga – um projeto para levar conhecimento técnico e científico de forma prática, agradável e inclusiva, para as famílias multi-espécie que, assim como a minha, procuram um relacionamento empático e equilibrado – além de muito divertido e cheio de amor!