top of page

Quem é a consultora comportamental da CCM

Muito prazer! Eu sou a Juliana Nishihashi, tutora do Moti e da Glinis, dois vira-latas, e consultora de comportamento canino!

 

Em 2010 iniciei no ramo do adestramento e comportamento canino, quando me tornei adestradora, e sigo encantada por este universo até hoje, atuando como consultora comportamental!

Mas meu amor por cães vem de tempos atrás...

Desde pequena gostava de cães, mas nunca tive um peludo em casa. Sempre gostei de observá-los, mas sempre à distância. Mesmo sem muita intimidade com os animais, às vezes falava que seria veterinária, ou “alguém que trabalha com animais do mar”.

Com 10 anos comecei a conviver mais com cães, pois no sítio sempre apareciam cachorros da vizinhança pedindo comida. Naquela época, tudo era carinho e brincadeiras (e admito, muitos erros na convivência com os cachorrinhos do sítio...). Curtia a presença desses cães, mas em casa ainda não tínhamos um. Quando eu tinha 14 anos, meu pai comprou um cão para fazer guarda do sítio. Por questões de saúde, o cão precisou ficar em casa; a família se apegou, o cachorro cresceu, e todos perderam a coragem de levar embora! E foi assim que em 2000 ganhamos a Ava, um pastor alemão que foi a inspiração e motivação para eu trabalhar com cães!

 

Mas pela prática que desenvolvi como adestradora e também pelas minhas inclinações pessoais, percebi que queria me aprofundar no treinamento sem aversivos. O desejo de infância de ser veterinária se transformou em outro desejo relacionado a animais – estudar mais sobre comportamento canino, buscando fontes confiáveis e científicas.

 

E foi por isso que em 2018 criei a Cão Com Manteiga – um projeto para levar conhecimento técnico e científico de forma prática, agradável e inclusiva, para as famílias multiespécie, que procuram soluções para problemas comportamentais, e um relacionamento empático e equilibrado – além de muito divertido e cheio de amor! 

Nesses mais de 10 anos procuro estudar, ler, fazer cursos e me atualizar constantemente. Mas o mais importante para mim é saber utilizar o conhecimento em prol das famílias e seus cães.

O estudo precisa se refletir em ações práticas, que possam ser realizadas no dia a dia, de acordo com as particularidades de cada núcleo familiar.

 

Não tínhamos noção de comportamento e educação canina, nos anos 2000 esse não era um assunto difundido. Por isso, tivemos muitos problemas de comportamento com a Ava... E quando ela tinha quase 10 anos, com a informação mais acessível pela internet, decidimos buscar ajuda profissional. Mas pensei “por que eu mesma não tento educar essa cachorra?”. Juntei o amor pelos cães, a necessidade de melhorar a vida da Ava e um desejo antigo de trabalhar com animais, e parti para o adestramento.

Como era comum na época, comecei a trabalhar com metodologia que combinava técnicas positivas e punitivas, como franqueada de uma grande empresa do ramo.

Neste período, dei aulas em domicílio, treinei cães para adoção em canis, dei palestras, cursos e workshops, além de treinamento para outros profissionais - ensinei e aprendi muito!

cc 3_edited.jpg
pastor alemão adestramento consultoria online workshop sobre comportamento canino

Ava já em treinamento, em 2010

Para mim, estudar sempre é fundamental para prestar um serviço de qualidade às famílias que acompanho! A ciência do comportamento canino está em constante evolução, e por isso é importante participar de seminários, workshops, palestras e cursos para aprender mais e levar orientações de qualidade aos clientes. Estes são alguns dos eventos que participei, sobre temas como reatividade, medos e fobias, saúde física e comportamento, técnicas diferentes de treinamento, etc.

Certificados de cursos de aperfeiçoamento

bottom of page